Jornalista Sérgio Rodrigues fala sobre os novos desafios de fazer rádio na internet

Ouça ao podcast ao final da matéria.

 Por Felipe Siqueira

Alunos do curso de Jornalismo  do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora receberam um dos mais importantes comunicadores da Zona da Mata e região, Sérgio Rodrigues, que atualmente é Diretor de Programação e um dos proprietários da Rádio Cultura AM, de Santos Dumont-MG.

Mineiro da cidade de Juiz de Fora, desde criança Sérgio já sabia o que queria da vida: ser locutor de rádio. Sua brincadeira favorita era imitar os jornais da extinta Rádio Tupi. Sua aventura como comunicador começou bem cedo, aos 14 anos, quando fazia anúncios do comércio  do bairro Santa Cruz, zona norte da cidade. Daí para conseguir uma oportunidade em uma rádio local foi questão de tempo, pois sua voz era inconfundível e de clareza ímpar.

Seu primeiro emprego, aos 17 anos, foi na antiga Rádio Industrial, isso no ano de 1976, fazendo pequenas participações em programas de jornalismo. Logo, logo, com seu carisma e competência, Sérgio Rodrigues já tinha um programa de rádio, onde fazia o que mais gostava, informar, prestar serviço a população.

No ano de 1981, uma grande mudança no âmbito das comunicações na cidade de Juiz de Fora transformou a vida de Sérgio. Ele contou que a TV Globo adquiriu a Rádio e a TV Industrial. Através de um convite, o então radialista fez um teste para cobrir férias de um apresentador do jornal Daí para frente foram 25 anos a frente de um dos telejornais locais mais importantes do país, o MGTV.

Outro sonho, que Sérgio Rodrigues conseguiu realizar foi o de se formar no curso de Direito. Estudou, graduou-se e trabalhou na área trabalhista por 10 anos. Conciliar TV com os tribunais era cansativo e exigia o máximo de sua jornada diária. Como não se via como um jornalista, e sim um radialista, Sérgio Rodrigues foi mais uma vez para as salas de aula e se forma no curso de Comunicação Social, na primeira turma da Faculdade Unipac Juiz de Fora. Ainda na TV, ele foi editor e editor adjunto de jornalismo até o ano de 2012, quando sai das telas para um novo desafio, a carreira política.

Na vida política, Sérgio Rodrigues foi vice-prefeito da cidade de Juiz de Fora, entre os anos de 2013 a 2016. No ano de 2017, um novo desafio na sua vida, retomar sua carreira jornalística a frente da Rádio Cultura AM, de Santos Dumont-MG. Mas desta vez Sérgio Rodrigues entra para o ramo das comunicações como um empreendedor, em sociedade com um amigo.

Hoje seus maiores desafios são fazer com que a população fique bem informada, e que cada dia mais sua empresa cresça e gere empregos. Atualmente, a Rádio Cultura conta com seis profissionais. Um dos próximos desafios será a mudança de AM para FM, e lançar uma rádio novela na programação diária.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s